Agradecimentos


Concluir um trabalho como este é algo incrível. Imensos esforços e singelas contribuições foram necessárias para que um projeto de pesquisa se transformasse em algo real. Uma dissertação sobre pessoas, sentimentos e ações, idealizada e construída não só por mim, mas por todos que se fizeram presentes e indispensáveis durante todo o percurso. Estes constituíram condição sine qua non para o sucesso da empreitada e merecem agora meu sincero agradecimento e gratidão.

   Agradeço inicialmente à minha família, meus pais, Lucília e Antônio, meu irmão Adauto, à Theka e aos meus sobrinhos emprestados que foram meu lar, meu aconchego, minha sustentação, meu apoio. Sem o carinho destas pessoas indescritíveis nada disso teria sido possível. Ao apoio em todas as minhas decisões, meu muito obrigado e meu amor incondicional.

  Ao Gleydson, que entrou em minha vida no meio de um turbilhão de nome Mestrado e não só aceitou dividir minha atenção com textos, pesquisas, dúvidas e desesperos como também tornou-se a razão de todos os meus esforços. Pela paciência diante dos meus conflitos, pelo amor que me surpreende a cada dia, por cada gesto de carinho e compreensão e por dividir comigo cada momento deste percurso, eu agradeço todos os dias. E ainda por tentar me ajudar com meus questionamentos, por escutar minhas explicações e apresentações e por querer sempre o melhor de mim. Obrigada por me levar para longe do trabalho quando necessário e por me fazer sonhar. A você, todo o meu amor.

  Ao meu orientador, Ignácio, que está comigo desde a graduação ajudando a fazer deste trabalho o que ele é hoje, muito obrigada pelo incentivo. Agradeço principalmente por querer sempre melhorar este texto, pelas imprescindíveis contribuições e por frear meu idealismo, corrigindo meus ângulos de visão e fazendo da minha pergunta inicial e da minha pesquisa um verdadeiro trabalho acadêmico. Agradeço igualmente às professoras Andréa Casa Nova e Cláudia Viscardi pelas contribuições e correções.

  Este trabalho não teria sido possível sem que houvesse pessoas dispostas a lutar por um ideal, acreditando que um mundo ou uma cidade melhor seria possível através da união de forças. A estes muito mais que meu agradecimento, minha admiração. Desta forma, agradeço aos membros do Unibairros, especialmente ao Biel e à Vó, que abriram suas portas para mim e confiaram seus acervos à minha pesquisa. Agradeço ao Centro de Memória da Biblioteca Murilo Mendes na pessoa de Eliane Casarin que acompanhou minha pesquisa fornecendo indicações importantes. À Unijuf que se tornou um elo essencial entre mim e as SPMs da cidade. Ao idealismo do Sr Lage e à dedicação de seu filho Sr Olimar em guardar e preservar a memória dos trabalhos desenvolvidos por seu pai e demais membros do Grupo Comunitário São Bernardo que tanto ajudaram a modificar a paisagem do bairro.

  Ás minhas amigas companheiras fieis em todos os momentos, obrigada pela amizade e também pelas risadas, pelas lembranças, pelas cores e pelo sol. À Adriana Granzoto, Adriana Pontes, Brenda, Érica, Giovana, Joseane, Lílian, Priscila, Renata, Thaís, Thati e Valéria, obrigada por compartilharem comigo diferentes jeitos e humores, por se preocuparem e por serem parte fundamental da minha vida. Um agradecimento especial à Silmat pelo carinho e pela amizade, pelas sugestões e correções sem as quais este trabalho estaria incompleto. Á minha prima Nena que é mais que amiga, obrigada pela presença e pelo carinho. 

(Texto originalmente publicado na dissertação defendida em 2010.)